domingo, 15 de março de 2009

Peça Bauhaus e Futurismo



A utilização do Futurismo na peça publicitária aparece na utilização das palavras “Passado”, (essa dando a impressão na composição de estar mais distante) e “Futuro” para remeter assim, aos adeptos do movimento que rejeitavam o passado, encontra-se também no uso de uma tipografia diferenciada na palavra “Futuro”, utilização de cores vibrantes, como a cor laranja, na sucessão de imagens, no caso das notas musicais, das obras de arte, nas linhas, criando assim, uma ilusória ação dinâmica, dando a impressão de movimento, velocidade dos objetos no espaço característica essa do movimento.
O Bauhaus pode ser percebido na peça pelos elementos que Groupius considerava que só podia obter uma unidade arquitetônica pelo uso da tarefa coletiva, que inclue os diferentes tipos de criação, como a pintura representada pelas obras de arte, pela música na forma de notas musicais, na fotografia com os filmes fotográficos. O movimento pode também ser observado pela tipografia simples da palavra "Passado" e "Blog" lembrando com isso, a tipografia apresentada por Hebert Bayer. A composição do espaço remete ao conceito de design de Paul Klee (o espaço contínuo começa com um ponto que se move para formar uma linha que, por sua vez, se move para formar um plano, que finalmente, se movimenta para formar uma massa ou volume). Através do conceito de Wassily Kandisnsky foi utilizado elemento geográfico, presente nos quadros de pintura, as linhas traçadas na cor laranja.
A peça é assimétrica, há um contraste do fundo preto com cor vibrante, utilização de uma espécie de símbolo, dando uma direção, há perspectiva, efeito de profundidade, diagrama, organização dos elementos visuais.

Publicidade: Havaianas


Publicidade: Nike


Publicidade: Claro


Publicidade: Vivo







Publicidade: Argon


Publicidade: Havaianas Carnaval


Futurismo: Carlo Carrá - Cavaliere Rosso, 1913


Futurismo: Balla - Dinamismo de um Cão na Coleira, 1912


Futurismo: Balla - Mercury Passing Before the Sun, 1916


Futurismo: Umberto Boccioni - Elasticidade, 1912


Futurismo: Carlo Carrà - Manifestation interventionniste, 1914


Bauhaus: Herbert Bayer - Universal


Bauhaus: Herbert Bayer - Austellung, 1968


Bauhaus: Herbert Bayer - Catálogo de produtos da Bauhaus


Bauhaus: Paul Klee - Senecio


Bauhaus: Wassily Kandinsky - Transverse Line, 1923


Bauhaus: Lyonel Feininger - "Cathedral"; Joost Schmidt - poster; Herbert Bayer - capa de revista 1928; Laszlo Moholy-Nagy - poster 1923


Bauhaus: Joost Schmidt - poster para a Bauhaus Austellung de 1923